Sobre Nós

A Organização da Sociedade Civil, TEA Mais+, inscrita no CNPJ: 49.553.273/0001-52, com sede à Rua Pedro Alvares Cabral, nº 196 – Sala 1 - Centro, na cidade de Birigui-SP, whatsapp: 18 996500555, é um projeto que surgiu a partir da visão de buscar soluções para demandas que envolvem pessoas com Transtorno do Espectro Autista vulneráveis.

Lutamos para que os direitos dos Autistas sejam garantidos pelos órgãos públicos e privados, em especial o direito ao tratamento multidisciplinar, conforme determinado pelos art. 2º, IV, da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência e art. 3º, inciso III da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana)

Acreditamos que o tratamento embasado pela Ciência do Comportamento Aplicado (ABA) é o mais indicado para a evolução clínica do paciente, com treinos e estratégias monitoradas que visam agregar o maior nível de habilidades, ao mesmo tempo que busca antever e controlar os comportamentos disruptivos.

A presidente da instituição, Elaine Delmont de Oliveira, é analista do comportamento, e estuda e atua na área da Educação Especial desde a primeira formação em Pedagogia, incentivada a partir do nascimento da primeira filha, portadora de Síndrome de Down com traços de TEA, em 1988.

Depois de mais de 10 anos se dedicando à coordenação da APAE de Birigui-SP, decidiu iniciar a carreira clínica, oferecendo tratamento à portadores de diversos transtornos mentais e de aprendizagem, desde portadores de Sindrome de Down, TDAH, Paralisia Cerebral, Dislexia, dentre outros.

A partir de 2010, com o considerável aumento da demanda pelo tratamento para portadores de TEA, decidiu fundar uma clínica especializada em Autismo, oferecendo tratamento multiprofissional, com base na ciência ABA.

Em face do sucesso alcançado pela satisfação dos familiares dos pacientes, a procura pelo tratamento aumentou, inclusive por pessoas cuja vulnerabilidade social as impediam de terem acesso.

Neste cenário surgiu a ideia de buscar na prefeitura municipal o apoio para formalizar uma parceria e oferecer as intervenções pelo SUS. Em 2022 o objeto foi licitado e os atendimentos iniciaram em Junho de 2023, com mais de 100 crianças com idades entre 3 e 7 anos, que atualmente contam com o tratamento completo com a psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropediatria.

Além disso, pais e tutores passam por sessões de orientação para seguirem com as estratégias de intervenções que são realizadas em ambiente doméstico, como parte do tratamento.

Atualmente não resta dúvidas quanto ao impacto que o projeto promove na vida das famílias atípicas mais vulneráveis do município que reverberam a gratidão pela evolução de seus filhos na busca pela autonomia cotidiana.